Início > Sem categoria > Sexta Oficina trata questões do Meio Ambiente

Sexta Oficina trata questões do Meio Ambiente

O Clube da Mafalda trouxe como tema da sexta oficina o meio ambiente, um assunto importante que não podemos deixar de passar para acrescentar ao conhecimento das crianças. O tema foi abordado com uma rápida palestra sobre como está o mundo hoje e a importância de preservar o que é nosso. As crianças se divertiram com uma pequena gincana de “Coleta Seletiva” na qual elas tinham que separar o lixo em Plástico, Papel, Orgânico e Metal. Elas demonstraram que aprenderam direitinho e o grupo vencedor não escondeu sua felicidade.

Gincana da Coleta Seletiva e a comemoração do grupo vencedor

Em seguida as crianças se reuniram para assistir vídeos relacionados à poluição ambiental e foram questionadas sobre o que estava acontecendo e o que elas podiam fazer para ajudar. A participação das crianças nos questionamentos foi devidamente importante para despertar o senso crítico delas, que empolgados, relataram sobre o problema da poluição em seus bairros e em alguns igarapés de Manaus.

Atenção das crianças ao ver os vídeos

 

No final, foram desenvolvidas três atividades relacionando a Mafalda e o Meio Ambiente. Tivemos um bom retorno das crianças, que coloriram, completaram e criaram uma tirinha.

­

Exemplo de uma tirinha produzida por uma aluna

Essa foi a última oficina com um tema específico, mas continuaremos a frequentar a escola até o fim do mês. Semana que vem vamos fazer uma “retrospectiva dos temas”, relembrando e brincando com as crianças. Não deixe de acompanhar!

Por Raíza Lucena

Anúncios
Categorias:Sem categoria
  1. Luíndia
    12/06/2011 às 16:00

    Mafalda, a inconformista menina-filósofa com senso de humor ferino, que analisa a conjuntura mundial e é apaixonada pelos Beatles (e odeia a sopa que sua mãe prepara) é o cartum argentino mais famoso em todo o planeta. Meu repúdio à forma como tratam o ambiente.

    FRASE DE MAFALDA
    “Mais do que um planeta, este aqui é uma grande casa da mãe Joana espacial!” Essa frase ofereço a todos e a todas que não têm respeito pelo ambiente. Ao dia 05 de junho, uma data de publicidade, de homenagem das instituições que deveriam cuidar do “ambiente: fica meu repúdio. Não existe nada de novo sob o sol nem o GreenPeace, que apoiou a bolsa Floresta do ex governador do Amazonas Eduardo Braga. Não é deixando de comer carne e abraçando árvores que cuidamos da Amazônia. O buracão de ozônio já tem anos e as motoserras também.

  2. 21/06/2011 às 15:09

    é muito importante tratar esse tema com as crinças,e vcs tarbalkharam isso de uma forma bem criativa.Parabéns!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: