Início > Sem categoria > Quarta Oficina: Desigualdade Social

Quarta Oficina: Desigualdade Social

Na última quarta-feira (25/05) mais uma oficina foi realizada pelo Clube da Mafalda. Desta vez, discutindo o tema Desigualdades Sociais com as crianças.

Em um primeiro momento foi realizada uma gincana relacionada ao tema, onde as crianças simularam compras com determinada quantia de dinheiro. A gincana teve como objetivo possibilitar o trabalho em grupo e a gestão de suas economias. Cada grupo recebeu M$ 320,00 “Mafaldinhas”, cédulas fictícias da oficina.

Em seguida, foi exposto um vídeo do programa Chaves que traz em sua história um retrato da desigualdade social. O episódio trabalhado foi “Isso merece um prêmio”, onde ao avaliar e discutir com Quico e Chaves sobre os significados de seus desenhos, o professor Girafales acaba descobrindo as dificuldades que o órfão da vila passava, indignado com a situação ele começa um debate sobre a fome com Dona Florinda e seu filho.

 

Com essa situação, foi levantado um debate com a turma, sobre distribuição de alimentos na nossa sociedade, o confronto de padrões de vidas existentes no mundo e a importância de buscar mudar isso através da solidariedade com o próximo. Para aproximação do assunto com os alunos, foram utilizadas tirinhas da Mafalda, ora indignada com os preços absurdos de produtos na feira e ora espantada com a ignorância de sua amiga Susanita ao discriminar as pessoas de baixa renda.

Os monitores Leandro e Jéssica encenaram um musical com a temática, fazendo uso da música História de uma gata dos Saltimbancos que relata a mudança de vida de uma gata que deixou as regalias de seu alto padrão de vida para ser mais feliz com os gatos de rua.

A Atividade Lúdica buscou extrair das crianças o que elas pensavam sobre o assunto em tirinhas confeccionadas por elas, desde a pintura à colagem em sequência de alguns quadrinhos da nossa personagem argentina.

 

por Gilmar Correia  e Leandro Augusto

Anúncios
  1. 31/05/2011 às 20:55

    Quanta coisa linda nessa iniciativa!
    Desenvolver a percepção infantil sobre a desigualdade social não é tarefa fácil! Não basta uma simples mensagem! Mafalda e Chaves formaram uma combinação ótima!
    Vou acompanhar sempre! *;

    • 02/06/2011 às 21:13

      Que bom que gostou! Concordamos com você, é realmente complicado despertar essa percepção nas crianças..mais desafios existem pra serem superados, certo? E é nessa perspectiva que trabalhamos no Projeto. Obrigada pelos elogios e continue nos acompanhando! Um abraço! 😉

  2. Rebeca
    01/06/2011 às 09:41

    É de extrema importância abordar esta temática nas escolas. As crianças precisam entender o que é Desigualdade Social e qual é o momento em que elas podem praticá-la, mesmo que, inconscientemente. O vídeo do Chaves e as tirinhas da Mafalda só ajudam esse processo. Parabéns ao projeto e á Escola Machado de Assis!

  3. 04/06/2011 às 14:19

    Adorei vcs falam um tema muito importante na escola e assim as crianças aprendem já de pequenos que devemos trata todo MUNDO igual
    AFINAL SER DIFERENTE E NORMAL!!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: