Início > Sem categoria > Pré adolescência e mídias sociais – bom ou ruim?

Pré adolescência e mídias sociais – bom ou ruim?

É importante que os pais acompanhem os filhos no uso das mídias sociais.

Na era digital, não há como fugir das novas mídias, como o Twitter e o Facebook. Grande parte dos pré adolescentes, que possuem acesso à internet no Brasil e no mundo passam quase todo o seu tempo livre navegando por estas mídias. É fato que a interação que as mesmas possibilitam substituem o contato anteriormente feito “ao vivo”. Até que ponto pode-se considerar o uso dessas mídias um benefício? Quando elas podem prejudicar o desenvolvimento dos jovens internautas?

Os benefícios são vastos, como a rapidez, praticidade e comodidade. A economia de tempo proporcionada com estas ferramentas é bastante atrativa para os pré adolescentes, que podem utilizá-los simultaneamente, cedendo espaço para se realizar outras atividades como jogos e até mesmo, leitura de livros, revistas e sites de filmes e séries. Gwenn O’Keeffe, CEO e editora-chefe da revista “Pediatrics Now” e autora de um relatório sobre o impacto das mídias sociais lançado recentemente pela Academia Americana de Pediatria, aponta que estas mídias estimulam os jovens a se conectar entre si e a expressar sua criatividade, através dos blogs, por exemplo.

Porém, quando o jovem passa mais tempo diante do computador do que praticando atividades físicas, por exemplo, outros problemas podem ser desenvolvidos, como o sedentarismo, problemas ergonômicos e posturais, dores de cabeça frequentes, e também, alienação. Segundo Gwenn, há também a chamada “Depressão do Facebook”, onde os jovens apresentam sinais comuns de depressão, mudança de hábitos alimentares, alterações no sono, mudanças de humor ou isolamento social.

Esses dados nos levam a refletir sobre o uso adequado das mídias sociais por pré adolescentes, que certamente deve ser acompanhado pelos pais por conta da influência que as mesmas podem exercer sobre estes jovens que estão em fase de desenvolvimento crítico e físico, onde tais mudanças podem afetar diretamente no comportamento e na formação social desse grupo de internautas.

Por Rebeca Lúcio.

Participe da nossa enquete:

Referências: http://delas.ig.com.br/filho/relatorio+norteamericano+aponta+as+vantagens+e+perigos+das+redes+sociais/n1596826912554.html

Anúncios
Categorias:Sem categoria Tags:,
  1. Geovane Simão
    23/04/2011 às 02:37

    Tento alertar minhas primas menores pra não colocar muita informação delas e ter cuidado com pessoas desconhecidas. Na familia já houve caso de falso sequestro e isso dá medo.

  2. Girlene Medeiros
    23/04/2011 às 17:05

    Gente, meus parabéns! O blog está muito bem organizado. Meus parabéns pela iniciativa a todo grupo PETCom! 0/

  3. Cacau
    23/04/2011 às 21:03

    Eu alerto minhas irmãs e meu enteado quanto aos perigos, quanto a pedofilia, vírus, e enganos, todo cuidado é pouco. Lógico que tem suas vantagens o segredo é saber equilibrar.

  4. cristiane souza
    26/04/2011 às 01:33

    Eh… o blog estah mt legal mesmo… mas eu tbm quero ver as tirinhas aki, para a gente morrer de rir e ainda aprender muita coisa interessante!!!

  1. 23/04/2011 às 03:17

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: